14 março 2014

Saiba mais sobre o curso: História (faculdade)

Gente, essa aqui é só uma introdução pra vocês não ~~boiarem~~, abri uma nova tag aqui no blog sobre faculdade/cursos, pra ajudar quem quer escolher o seu curso e ainda está cheia de dúvidas e não acha muito material na internet. Vamos ao primeiro post! Obrigada pela colaboração Fran <3


Olá gente, tudo bem? Bom, meu nome é Fran Carniel, tenho 19 anos e hoje resolvi fazer um post no blog da Nicolle sobre a minha faculdade, História.
A ideia de fazer esse post foi auxiliar pessoas que iram ingressar na vida acadêmica mas não tem noção de como funciona. Antes de mais nada, fiquem tranquilos porque a faculdade é uma das coisas mais gostosas de fazer.

O curso:
O curso de História estuda o homem no seu tempo e espaço.  Assim como toda área de Humanas, a graduação é basicamente toda teórica. Durante a graduação, entramos em contato com vários tópicos da História, mas diferente da escola, existe mais informações sobre o conteúdo e você aprende a saber compreender e criticar sobre assunto.

Matérias:
Na faculdade estudamos Introdução aos estudos históricos, Historiografia, História Antiga, História Medieval, História Moderna, Contemporânea, História do Brasil Colônia, Sociologia, Filosofia, Antropologia, Politica, Museologia, África, Artes, Religião entre outras coisas.

Duração:
O curso tem em média de 3 à 5 anos de duração, isso vai depender da unidade em que você vai estudar.

Mercado de trabalho:
 Depende da faculdade você pode ser bacharel ou ter licenciatura. Ou seja, como bacharel você se voltará para a área de pesquisa, e como licenciado na área da educação.
Além do mais, dá para trabalhar em museus, arquivos públicos, empresas e etc.

Material usado:
Uma dúvida que eu sei que muita gente tem ao entrar na faculdade é o que levar na mochila. Duas coisas: Caderno e caneta. Bom, pelo menos é isso que você vai usar no curso de História, com o tempo, os professores pedem livros específicos e xerox de VÁRIOS textos.

Dificuldades:
Se você detesta ler e sente dificuldades de interpretar um texto, pense bem antes de fazer História. O curso tem MUITO, MUITO e MUITO texto. Todo momento lidamos com escritores, filósofos e entre outras que usam de uma linguagem um pouco mais difícil, que de imediato dá um certo desespero para conseguir compreender mas com o tempo e prática nos adaptamos.

TCC:
Bom, muita gente não sabe o que é isso (parafraseando Zeca Pagodinho: nunca vi nem comi eu só ouço falar) então vou explicar. O TCC (Trabalho de conclusão de curso) é basicamente uma pesquisa mais aprofundada sobre determinado assunto. Para isso, você conta com ajuda de um orientador (um professor que é mais especializado no assunto que você irá tratar no TCC) e muita, mas muita pesquisa. No final do seu curso, com o TCC pronto, você irá apresentar isso para uma banca com 2 ou 3 professores, eles irão avaliar sua pesquisa, sua apresentação e te dar a nota final.

O que EU mais gosto:
Bom, eu sempre fui FANÁTICA por história Contemporânea, com ênfase em Segunda Guerra Mundial e Ditadura Militar. Por isso a minha área de pesquisa é voltada para esses assuntos (no caso mais Ditadura que será meu tema do TCC) se você AMA ler e ADORA conhecer novas informações sobre História, eu aconselho que você faça o curso e se torne um GRANDE historiador. J

Bom gente, é isso. Agradeço o convite da Nicolle <3
Beijos.

8 comentários :

Unknown disse...

Nossa. Sempre sonhei em fazer TCC, rsrs

Beijinhos
www.filrosa.blogspot.com <3

Camila Dorneles disse...

Muito interessante essa nova tag que você criou! É de grande ajuda para quem tem dúvidas sobre o que estudar.

há algum tempo atrás queria fazer história, amo história e sempre tive facilidade em lembrar de fatos, mas quis Deus que eu acabasse por entrar na faculdade de Biblioteconomia, que eu amo também, hehe!

http://meuoutroladoescritora.blogspot.com.br/

Nicolle disse...

Sério Vitoria? Haha, posso falar sobre TCC especificamente... Medo de quando chegar :P

Nicolle disse...

Que legal Camila! Você podia um dia vir falar sobre seu curso aqui no blog hein ;) Fiquei curiosa, beijos.

Garota azarada disse...

Amei o post. No próximo se desse poderia falar sobre o curso de matemática, e um curso que eu pretendo fazer porem não tem muita coisa na internet.

Nicolle disse...

Claro Ticiany! Uma amiga minha faz, vou pedir ela para contribuir!!
Fico muito feliz que gostou do post, beijosss.

Karoline Teodoro disse...

TCC É TRISTEEEEEEEEEEE! WKPOEKWPOEKWOEW
Enfim, um dia pretendo falar sobre Gestão Ambiental no meu blog (curso que escolhi na faculdade). Poucos conhecem :( nem sabem o que é :( Enfimm, amo seu blog. E ainda mais o gif dançante ali no canto >>
beeijos ♥♥

http://apequenaka.blogspot.com.br/

Nicolle disse...

Ahhh eu queria fazer Engenharia Ambiental então eu pesquisei todas as áreaaas sobre meio ambiente pra faculdade. Eu passei pra Eng. Ambiental na federal, mas amei Eng de Produção HEUEHUEHUE doida

Postar um comentário