14 março 2014

Saiba mais sobre o curso: História (faculdade)

Gente, essa aqui é só uma introdução pra vocês não ~~boiarem~~, abri uma nova tag aqui no blog sobre faculdade/cursos, pra ajudar quem quer escolher o seu curso e ainda está cheia de dúvidas e não acha muito material na internet. Vamos ao primeiro post! Obrigada pela colaboração Fran <3


Olá gente, tudo bem? Bom, meu nome é Fran Carniel, tenho 19 anos e hoje resolvi fazer um post no blog da Nicolle sobre a minha faculdade, História.
A ideia de fazer esse post foi auxiliar pessoas que iram ingressar na vida acadêmica mas não tem noção de como funciona. Antes de mais nada, fiquem tranquilos porque a faculdade é uma das coisas mais gostosas de fazer.

O curso:
O curso de História estuda o homem no seu tempo e espaço.  Assim como toda área de Humanas, a graduação é basicamente toda teórica. Durante a graduação, entramos em contato com vários tópicos da História, mas diferente da escola, existe mais informações sobre o conteúdo e você aprende a saber compreender e criticar sobre assunto.

Matérias:
Na faculdade estudamos Introdução aos estudos históricos, Historiografia, História Antiga, História Medieval, História Moderna, Contemporânea, História do Brasil Colônia, Sociologia, Filosofia, Antropologia, Politica, Museologia, África, Artes, Religião entre outras coisas.

Duração:
O curso tem em média de 3 à 5 anos de duração, isso vai depender da unidade em que você vai estudar.

Mercado de trabalho:
 Depende da faculdade você pode ser bacharel ou ter licenciatura. Ou seja, como bacharel você se voltará para a área de pesquisa, e como licenciado na área da educação.
Além do mais, dá para trabalhar em museus, arquivos públicos, empresas e etc.

Material usado:
Uma dúvida que eu sei que muita gente tem ao entrar na faculdade é o que levar na mochila. Duas coisas: Caderno e caneta. Bom, pelo menos é isso que você vai usar no curso de História, com o tempo, os professores pedem livros específicos e xerox de VÁRIOS textos.

Dificuldades:
Se você detesta ler e sente dificuldades de interpretar um texto, pense bem antes de fazer História. O curso tem MUITO, MUITO e MUITO texto. Todo momento lidamos com escritores, filósofos e entre outras que usam de uma linguagem um pouco mais difícil, que de imediato dá um certo desespero para conseguir compreender mas com o tempo e prática nos adaptamos.

TCC:
Bom, muita gente não sabe o que é isso (parafraseando Zeca Pagodinho: nunca vi nem comi eu só ouço falar) então vou explicar. O TCC (Trabalho de conclusão de curso) é basicamente uma pesquisa mais aprofundada sobre determinado assunto. Para isso, você conta com ajuda de um orientador (um professor que é mais especializado no assunto que você irá tratar no TCC) e muita, mas muita pesquisa. No final do seu curso, com o TCC pronto, você irá apresentar isso para uma banca com 2 ou 3 professores, eles irão avaliar sua pesquisa, sua apresentação e te dar a nota final.

O que EU mais gosto:
Bom, eu sempre fui FANÁTICA por história Contemporânea, com ênfase em Segunda Guerra Mundial e Ditadura Militar. Por isso a minha área de pesquisa é voltada para esses assuntos (no caso mais Ditadura que será meu tema do TCC) se você AMA ler e ADORA conhecer novas informações sobre História, eu aconselho que você faça o curso e se torne um GRANDE historiador. J

Bom gente, é isso. Agradeço o convite da Nicolle <3
Beijos.